REGULAMENTO

De todos os trabalhos encaminhados, serão selecionados 03 (três) trabalhos científicos para apresentação oral, em sessão específica, durante a realização da 25ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho. Serão ainda selecionados outros 07 (sete) trabalhos científicos, para exposição em forma de pôster durante a Jornada. Estes últimos ficarão expostos durante todo evento.

REGRAS GERAIS

1 – Os textos com os temas livres ou pôsteres deverão ser enviados à Comissão Científica da SOGAMT através do endereço eletrônico sogamt@sogamt.org.br, conforme normas abaixo estabelecidas:

2 – Somente serão aceitos os resumos cujo apresentador esteja inscrito na Jornada até o dia 01/09/18.

3 – O prazo limite para o envio dos resumos dos trabalhos será 20/09/18. Os resumos dos trabalhos serão analisados pela Comissão Científica que definirá pela aceitação ou não da apresentação oral do tema livre, ou exclusivamente exposição sob a forma de pôster, conforme o caso. Os autores dos temas livres ou pôsteres serão informados até o dia 30/09/18 da aceitação ou não.

3.1 – Os 03 trabalhos científicos a serem selecionados para apresentação oral serão apresentados no dia 26 de outubro, às 15h, no auditório da AMRIGS, onde estará ocorrendo a 25ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho.

4 – Número de autores: cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores, já incluindo o autor responsável pela submissão. É permitido a qualquer autor submeter mais de um trabalho.

5 – Todo trabalho científico que envolva seres humanos, conforme a resolução 196/96 do CNS (Conselho Nacional de Saúde) precisa ser apresentado a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sendo o parecer recebido anexado na ficha de submissão de resumo. Trabalhos que envolvam experimentos com o uso e manipulação de animais serão aceitos apenas se apresentarem parecer favorável da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), sendo o parecer anexado também na ficha de submissão de resumo. Para os trabalhos que não passaram por um CEP, os autores deverão anexar uma declaração justificando o não envio ao Comité e citando os riscos e os benefícios da pesquisa, como foram abordadas as questões de sigilo, confidencialidade, a liberdade que os sujeitos de pesquisa tiveram em participar da pesquisa, se houve ressarcimento, conflito de interesse, enfim, como os pesquisadores protegeram, em seus aspectos éticos, o sujeito de pesquisa (trabalhador, colaborador). Obs.: Segundo a Resolução 196/96, os trabalhos podem ser enviados para qualquer CEP, cadastrado na CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Geralmente há CEPs em universidades, centros universitários, grandes hospitais, além de órgãos públicos.

5 – Os prazos descritos no regulamento e resumidos no quadro abaixo deverão ser rigorosamente cumpridos:

Ações

Envio do resumo do trabalho à SOGAMT
Comunicação da aceitação do trabalho
Confirmação dos trabalhos escolhidos para apresentação oral
Confirmação dos trabalhos escolhidos para apresentação em forma de pôster
Instalação do pôster
Apresentação oral
Retirada do pôster

Prazos

20 de setembro de 2018
30 de setembro de 2018
30 de setembro de 2018
30 de setembro de 2018
25 de outubro de 2018 (das 8h às 12h)
26 de outubro de 2018
27 de outubro de 2018

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO RESUMO

1. Os requisitos de formatação para os resumos a serem entregues no dia 31 de agosto de 2018 são:
1.1. Editor de texto: Microsoft Word 97 ou posterior;
1.2. Tamanho de papel: A4 (29,7x21 cm);
1.3. Margem superior3 cm; inferior 2 cm, esquerda 3 cm; direita 2cm;
1.4. Fonte: Times New Roman, corpo 12;
1.5. Espaçamento: simples (entre caracteres, palavras e linhas); duplo entre parágrafos;
1.6. Número de páginas: no máximo 6 (seis) páginas, incluindo resumo, texto descritivo, ilustrações, bibliografia e notas de final de texto. Não serão aceitas notas de rodapé. Todas as notas deverão estar incluídas como notas de final de texto.
1.6.1. O resumo (abstract, summary) deve se constituir em uma apresentação concisa, com até 350 palavras, apresentando os principais conceitos e informações do trabalho. Ao final, em destaque, até 6(seis) palavras- chave (keywords), que identifiquem os assuntos tratados no trabalho. A apresentação do resumo em língua inglesa é opcional, apesar de desejável.
1.7. As ilustrações, tabelas, quadros, gráficos deverão ser produzidos em Excel ou PowerPoint, vinculados ao Word.

2. O envio do trabalho será através do endereço eletrônico: sogamt@sogamt.org.br. O autor deverá certificar-se da chegada do trabalho na SOGAMT através da verificação da resposta do e-mail a ser encaminhada pela Sociedade.
3. A Comissão Científica adotará os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos:
3.1. Clareza na apresentação geral, redação do texto, gráficos, tabelas, quadros – até 1,5 pontos;
3.2. Estrutura e organização do tema, subdivisão de tópicos que contribuam para a clareza, precisão e desenvolvimento da exposição; até 1,5 pontos;
3.3. Relevância do tema e o seu grau de importância para o desenvolvimento da saúde no trabalho - até 2,5 pontos;
3.4. Qualidade Técnica e científica, incluindo referências científicas e citações corretas das mesmas no corpo do trabalho – até 2,5 pontos;
3.5. Originalidade, grau de ineditismo – até 2 pontos;

4. Serão selecionados para apresentação oral os 03 (três) trabalhos com melhor avaliação, desde que tenham atingido no mínimo 7,0 pontos;

5. Serão aceitos para apresentação exclusivamente como pôsteres os 07 (sete) trabalhos com melhor avaliação, desde que tenham atingido no mínimo 6,0 pontos;

6. Os autores dos trabalhos aceitos para apresentações orais estão convidados a apresentarem seus trabalhos também sob a forma de Pôster;

7. Os autores dos Temas Livres selecionados para apresentação oral terão 10 (dez) minutos para apresentação;

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES

Regras Gerais: A organização da JORNADA valorizará a sessão de Pôster, destinando local e horário especial para a sua exposição. Os autores deverão designar pelo menos um de seus integrantes para permanecer junto ao pôster em data e horário a serem definidos pela comissão científica para eventuais explicações, discussões ou aprofundamento sobre o tema do trabalho exposto, não sendo necessária a preparação de uma apresentação formal. O trabalho a ser apresentado em pôster deverá seguir a seguinte organização: Título; nome do(s) autor(es), Instituição (endereço completo); Introdução; Material e Métodos; Resultados; Conclusão; Principais Referências Bibliográficas.

PADRONIZAÇÃO DOS PÔSTERES

1. Dimensão – O tamanho da fonte deverá permitir a sua leitura a dois metros de distância;

2. Título – Escrito em letras maiúsculas. O tipo de fonte deverá ser de fácil visibilidade permitindo leitura rápida;

3. Corpo do Pôster – utilize todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte interesse dos participantes. Organize as informações de forma que as ideias centrais de seu trabalho sejam facilmente compreendidas. Use o mínimo de textos e o máximo de figuras, gráficos, quadros e tabelas.

4. Recomendações adicionais:

4.1. As informações contidas no pôster devem servir de ponto de partida para discussões posteriores com pessoas com interesses comuns aos apresentadores e demais autores do pôster.

4.1.1. Deve ser preparado resumo um pouco mais detalhado do que o trabalho que será exposto ou mesmo cópias reduzidas do pôster para serem distribuídas aos interessados;

4.1.2. Deixar cópia dos nomes e endereços dos autores no pôster;

4.2. O pôster deverá ser instalado das 8h até às 12 horas do dia 25 de outubro de 2018. A abertura da exposição se dará às 8 horas do dia 26 de outubro. A retirada será no dia 27 de outubro de 2018.
25° Jornada Gaúcha
de Medicina do Trabalho
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