Av. Ipiranga, 5311 - Sala 206

Atendimento via e-mail e WhatsApp

  

Ambiente de trabalho saudável: uma realidade possível?

Uma das discussões mais importantes da atualidade é a difícil conciliação entre um bom ambiente de trabalho e um alto nível de rendimento, que muitas vezes acarreta sofrimento mental. Estar em um ambiente saudável de trabalho é um dos fatores que determina nosso bem-estar geral; contudo, amplifica-se o número de pessoas que sofrem ao redor do mundo com transtornos mentais e comportamentais, intensificados por pressões no local de trabalho. Pesquisas apontam que esses transtornos serão a principal causa de incapacidade até 2020, além de serem a terceira causa de benefício previdenciário auxílio-doença no Brasil.

Mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão, sendo a doença o principal motivo de incapacidade no emprego. Além da depressão, mais de 260 milhões de pessoas vivem com transtornos de ansiedade. Pesquisa realizada pela OMS concluiu que os transtornos depressivos e de ansiedade custam 1 trilhão de dólares à economia global a cada ano em perda de produtividade. Precisamos pensar em como resolver essa problemática.

O Fórum Econômico Mundial sugere três abordagens para isso: proteção da saúde mental, reduzindo os fatores de risco relacionados ao trabalho; promoção da saúde mental ao ressaltar aspectos positivos e as habilidades dos funcionários; enfrentar casos de problemas de saúde mental independentemente da causa. É importante desenvolvermos políticas eficazes para melhorar o ambiente de trabalho, acolhendo cada profissional e contribuindo ativamente para que os trabalhadores se sintam seguros. Essa é a realidade que queremos e que pode ser conquistada.