Av. Ipiranga, 5311 - Sala 206

Atendimento via e-mail e WhatsApp

  

Instrumento visa aprimorar exercício ético da Medicina do Trabalho

O Instrumento de Deliberação de Parecer Ético da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) foi aprovado em 7 de janeiro pelo presidente da entidade, Dr. Zuher Handar. Com o objetivo de aprimorar o exercício ético da Medicina do Trabalho por meio da discussão com representantes das áreas da saúde e do trabalho, o documento traz à tona um debate necessário devido ao caráter da especialidade, que exige frequentes avaliações.

“A dinâmica das atividades médicas impõe constante análise da metodologia do trabalho com desenvolvimento científico e conduta ética. Isso ocorre no dia a dia do profissional de Medicina do Trabalho, na relação com as empresas, os trabalhadores, a Previdência Social ou no auxílio à Justiça. São situações que demandam um preceito e uma postura ética”, argumenta a diretora de Ética e Defesa Profissional da ANAMT, Dra. Rosylane Rocha.

Os temas dos Pareceres podem ser demandados pela diretoria da ANAMT ou pelos associados. A diretoria é quem define os assuntos prioritários e indica os consultores adequados. Elaborado, o parecer estará disponível para consulta pública. Após sugestões, o texto final do parecer é preparado e aprovado pela ANAMT. O diretor científico, Dr. Mario Bonciani, ressalta que os instrumentos deliberativos aprovados pela entidade (Pareceres Éticos e Diretrizes Técnicas) são complementares e fazem parte do desenvolvimento da ANAM ao longo dos anos. Leia o Instrumento de Deliberação de Parecer Ético.

Fonte: ANAMT