Av. Ipiranga, 5311 - Sala 206

Atendimento via e-mail e WhatsApp

  

Porto Alegre será uma das sedes das provas da Anamt para obtenção de título de especialista

Porto Alegre será uma das sedes em que serão realizadas, em maio de 2018, as provas online da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) para os médicos do trabalho do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que ainda não têm o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), expedido pelo CRM local. 

 O anúncio foi feito pelo Diretor de Títulos de Especialista da Associação Nacional de Medina do Trabalho (Anamt), Alfredo Jorge Cherem, na abertura da 24ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho e do I Fórum de Saúde e Segurança Ocupacional da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (Sogamt), realizado no último fim de semana na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre. 

   No painel Título de Especialista para Médicos do Trabalho- O que esperar em 2018?, Cherem lembrou que a Portaria 2018, de 23 de dezembro de 2014, do Ministério do Trabalho e Emprego, concedeu o prazo de quatro anos para que os médicos do trabalho integrantes do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) atendam aos requisitos de formação e registro profissional exigidos na regulamentação da profissão e nos instrumentos normativos emitidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

   “Esse foi um desafio, tanto para o CFM como para a AMB e a Anamt. E vamos dar uma resposta clara ao Ministério do Trabalho e do Emprego, mostrando que estamos fazendo a lição de casa, promovendo provas que já se iniciaram de uma forma intensa desde 2014. Em nossa gestão, vamos prosseguir e oferecer essa oportunidade aos colegas que ainda não têm o registro ”.

Na programação da Anamt, além daquela realizada em maio, em Gramado, durante o 18º Seminário Sul Brasileiro, constam duas provas: uma em 14 de novembro, em São Paulo, e outra em maio de 2017, nas capitais Manaus, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Porto Alegre.

Dos cerca de 3 mil médicos do trabalho registradas no SESMT Online, cerca de 1.500 regularizaram o RQE no CRM de cada região. Desses, 22 ainda não possuem o titulo registrado. Outros 1450  ainda não têm o RQE, de acordo com a base de dados do SESMT Online.  No RS, 217 médicos registrados no SESMT até maio de 2017 não têm o RQE.

De acordo com decisão da AMB, haverá duas provas. Uma online e outra prática, sendo a primeira eliminatória com peso seis.  Para a obtenção do título foi instituída a média 7.

  Integram a equipe de trabalho formado pela Anamt para a preparação das provas três doutores, um livre-docente e duas especialistas. Para garantir um trabalho mais homogêneo, todos foram treinados pela Fundação Carlos Chagas.