Av. Ipiranga, 5311 - Sala 206

Atendimento via e-mail e WhatsApp

  

Mais de 45 horas de trabalho por semana aumenta o risco de doenças cardiovasculares

De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, trabalhar mais de 45 horas por semana durante uma década aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Para os trabalhadores que atuam em tempo integral, o risco aumenta a cada hora adicional de trabalho.

Ao analisar dados de mais de 1.900 participantes de um estudo de longo prazo sobre saúde e trabalho – todos eles empregados há pelo menos dez anos –, os pesquisadores observaram que, entre os que trabalham em tempo integral, o risco de doenças cardiovasculares é consideravelmente maior para quem atua além de 40 a 45 horas semanais.

Os pesquisadores levaram em consideração problemas como angina, doença coronariana, insuficiência cardíaca, infarto, derrame e pressão alta. Entre os participantes do estudo, o risco desses eventos foi de 43% e não variou entre quem trabalhava entre 40 e 45 horas por semana. Porém, além desse tempo, o risco aumentou cerca de 1% a cada hora adicional trabalhada.

Os participantes que trabalharam 55 ou mais horas ao longo de uma década apresentaram um risco de 16% mais alto de doença cardiovascular. Já entre os participantes que tinham uma jornada de trabalho de 60 horas ou mais, durante uma década, apresentaram um risco 35% maior.