Av. Ipiranga, 5311 - Sala 206

Atendimento via e-mail e WhatsApp

  

2ª Reunião Científica SOGAMT 2016

No dia 28 de abril de 2016 a Reunião Científica da SOGAMT recebeu o Dr. Paulo Ernesto Gewehr Filho, Médico Infectologista do Hospital Moinhos de Vento, que palestrou sobre o Influenza e as principais doenças virais transmitidas pelo Aedes aegypti.

Foco de atenção do médico do trabalho, o Dr. Paulo abordou os impactos mundiais do vírus Influenza, apresentou as estatísticas atuais do aumento da circulação do H1N1 no Brasil, os protocolos diagnósticos e tratamento da gripe, as formas de transmissão e de bloqueio da doença. Além disso, trouxe os aspectos sobre a vacinação e seus benefícios como a melhor forma de prevenir a circulação do vírus.
O assunto seguinte tratou das doenças Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito. Na apresentação falou da solicitação dos exames e dos avanços dos testes para os próximos meses, as diferenças clínicas de cada uma das doenças e a correlação com a proteção de viajantes. Depois abordou os aspectos individuais de cada patologia, assim como a microcefalia nos recém nascidos e as investigações quanto à associação com o Zika vírus. Finalizou a apresentação com o apelo ao cuidado de cada um para eliminar criadouros do foco do Aedes.
Durante o encontro diversos questionamentos foram trazidos pelos sócios, fomentando o debate científico através da experiência e da expertise do Dr. Paulo, certamente ampliando o conhecimento dos médicos do trabalho que estiveram presentes.