24ªJORNADA GAÚCHA DE MEDICINA DO TRABALHO – PORTO ALEGRE / RS – 26 a 28 DE OUTUBRO DE 2017

APRESENTAÇÃO DE TEMAS LIVRES E PÔSTERES


REGULAMENTO

De todos os trabalhos encaminhados, serão selecionados 03 (três) trabalhos científicos para apresentação oral, em sessão específica, durante a realização da 24ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho. Serão ainda selecionados outros 07 (sete) trabalhos científicos, para exposição em forma de pôster durante a Jornada. Estes últimos ficarão expostos durante todo evento.


Regras Gerais


1 – Os textos com os temas livres ou pôsteres deverão ser enviados à Comissão Científica da SOGAMT através do endereço eletrônico sogamt@sogamt.org.br, conforme normas abaixo estabelecidas:

2 – Somente serão aceitos os resumos cujo apresentador esteja inscrito na Jornada até o dia 01/09/17.
3 – O prazo limite para o envio dos resumos dos trabalhos será 31/08/17. Os resumos dos trabalhos serão analisados pela Comissão Científica que definirá pela aceitação ou não da apresentação oral do tema livre, ou exclusivamente exposição sob a forma de pôster, conforme o caso. Os autores dos temas livres ou pôsteres serão informados até o dia 15/09/17 da aceitação ou não.
3.1 – Os 03 trabalhos científicos a serem selecionados para apresentação oral serão apresentados no dia 27 de outubro, às 15h, no auditório da AMRIGS, onde estará ocorrendo a 24ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho.

4 – Número de autores: cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores, já incluindo o autor responsável pela submissão. É permitido a qualquer autor submeter mais de um trabalho.


5 – Todo trabalho científico que envolva seres humanos, conforme a resolução 196/96 do CNS (Conselho Nacional de Saúde) precisa ser apresentado a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sendo o parecer recebido anexado na ficha de submissão de resumo. Trabalhos que envolvam experimentos com o uso e manipulação de animais serão aceitos apenas se apresentarem parecer favorável da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), sendo o parecer anexado também na ficha de submissão de resumo. Para os trabalhos que não passaram por um CEP, os autores deverão anexar uma declaração justificando o não envio ao Comité e citando os riscos e os benefícios da pesquisa, como foram abordadas as questões de sigilo, confidencialidade, a liberdade que os sujeitos de pesquisa tiveram em participar da pesquisa, se houve ressarcimento, conflito de interesse, enfim, como os pesquisadores protegeram, em seus aspectos éticos, o sujeito de pesquisa (trabalhador, colaborador). Obs.: Segundo a Resolução 196/96, os trabalhos podem ser enviados para qualquer CEP, cadastrado na CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Geralmente há CEPs em universidades, centros universitários, grandes hospitais, além de órgãos públicos.

5 – Os prazos descritos no regulamento e resumidos no quadro abaixo deverão ser rigorosamente cumpridos:


Ações Prazos

Envio do resumo do trabalho à SOGAMT - PRORROGADO - 31 de agosto de 2017
Comunicação da aceitação do trabalho - PRORROGADO - 20 de setembro de 2017
Confirmação dos trabalhos escolhidos para apresentação oral - 30 de setembro de 2017
Confirmação dos trabalhos escolhidos para apresentação em forma de pôster - 30 de setembro de 2017
Instalação do pôster - 26 de outubro de 2017 (das 8h às 12h)
Apresentação oral - 27 de outubro de 2017
Retirada do pôster - 28 de outubro de 2017


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO RESUMO

1. Os requisitos de formatação para os resumos a serem entregues no dia 31 de agosto de 2017 são:

1.1. Editor de texto: Word Windows 97 ou posterior;

1.2. Tamanho de papel: A4 (29,7x21 cm);

1.3. Margem superior3 cm; inferior 2 cm, esquerda 3 cm; direita 2cm

1.4. Fonte: Times New Roman, corpo 12;

1.5. Espaçamento: simples (entre caracteres, palavras e linhas); duplo entre parágrafos;

1.6. Número de páginas: no máximo 6 (seis) páginas, incluindo resumo, texto descritivo, ilustrações, bibliografia e notas de final de texto. Não serão aceitos notas de rodapé. Todas as notas deverão estar incluídas como notas de final de texto.

1.6.1. O resumo (abstract, summary) deve se constituir em uma apresentação concisa, com até 350 palavras, apresentando os principais conceitos e informações do trabalho. Ao final, em destaque, até 6(seis) palavras- chave (keywords), que identifiquem os assuntos tratados no trabalho. A apresentação do resumo em língua inglesa é opcional, apesar de desejável.

1.7. As ilustrações, tabelas, quadros, gráficos deverão ser produzidos em Excel ou PowerPoint, vinculados ao Word.

2. O envio do trabalho será através do endereço eletrônico: sogamt@sogamt.org.br. O autor deverá certificar-se da chegada do trabalho na SOGAMT através da verificação da resposta do e-mail a ser encaminhada pela Sociedade.

3. A Comissão Científica adotará os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos:

3.1. Clareza na apresentação geral, redação do texto, gráficos, tabelas, quadros – até 1,5 pontos;

3.2. Estrutura e organização do tema, subdivisão de tópicos que contribuam para a clareza, precisão e desenvolvimento da exposição; até 1,5 pontos;

3.3. Relevância do tema e o seu grau de importância para o desenvolvimento da saúde no trabalho - até 2,5 pontos;

3.4. Qualidade Técnica e científica, incluindo referências científicas e citações corretas das mesmas no corpo do trabalho – até 2,5 pontos;

3.5. Originalidade, grau de ineditismo – até 2 pontos;

4. Serão selecionados para apresentação oral os 03 (três) trabalhoscom melhor avaliação, desde que tenham atingido no mínimo 7,0 pontos;

5. Serão aceitos para apresentação exclusivamente como pôsteres os 07 (sete) trabalhos com melhor avaliação, desde que tenham atingido no mínimo 6,0 pontos;

6. Os autores dos trabalhos aceitos para apresentações orais estão convidados a apresentarem seus trabalhos também sob a forma de Pôster;

7. Os autores dos Temas Livres selecionados para apresentação oral terão 10 (dez) minutos para apresentação;


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES

Regras Gerais:

A organização da JORNADA valorizará a sessão de Pôster, destinando local e horário especial para a sua exposição.

Os autores deverão designar pelo menos um de seus integrantes para permanecer junto ao pôster em data e horário a serem definidos pela comissão científica para eventuais explicações, discussões ou aprofundamento sobre o tema do trabalho exposto, não sendo necessária a preparação de uma apresentação formal.

O trabalho a ser apresentado em pôster deverá seguir a seguinte organização: Título; nome do(s) autor(es), Instituição (endereço completo); Introdução; Material e Métodos; Resultados; Conclusão; Principais Referências Bibliográficas.


PADRONIZAÇÃO DOS PÔSTERES

1. Dimensão – O tamanho da fonte deverá permitir a sua leitura a dois metros de distância;

2. Título – Escrito em letras maiúsculas. O tipo de fonte deverá ser de fácil visibilidade permitindo leitura rápida;

3. Corpo do Pôster – utilize todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte interesse dos participantes. Organize as informações de forma que as ideias centrais de seu trabalho sejam facilmente compreendidas. Use o mínimo de textos e o máximo de figuras, gráficos, quadros e tabelas.

4. Recomendações adicionais:

4.1. As informações contidas no pôster devem servir de ponto de partida para discussões posteriores com pessoas com interesses comuns aos apresentadores e demais autores do pôster

4.1.1. Deve ser preparado resumo um pouco mais detalhado do que o trabalho que será exposto ou mesmo cópias reduzidas do pôster para serem distribuídas aos interessados;

4.1.2. Deixar cópia dos nomes e endereços dos autores no pôster;

4.2. O pôster deverá ser instalado das 8h até às 12 horas do dia 26 de outubro de 2017. A abertura da exposição se dará às 8 horas do dia 27 de outubro. A retirada será no dia 28 de outubro de 2017.


Porto Alegre, 23 de junho de 2017.


Comissão Científica
24ª JORNADA GAÚCHA DE MEDICINA DO TRABALHO