Márcia Bandini

Médica, especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB e doutora pela Faculdade de Medicina da USP, com pesquisa em curso sobre o impacto das ações de promoção da saúde no trabalho. Possui também título de especialista em Medicina do Tráfego, resultado de seu trabalho como médica perita do Departamento de Trânsito/SP para a inclusão de Pessoas com Deficiência. Atua na área de saúde do trabalhador desde 1994, com foco na gestão integrada, na promoção e na proteção da saúde.

Participa ativamente de associações representativas desde 1999, tendo sido diretora da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT), da Associação Brasileira de Promoção da Saúde (ABPS) e da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). É membro da International Commission on Occupational Health (ICOH) desde 2003.

Tem experiência como gestora em empresas multinacionais, no Brasil e na América Latina, tendo sob sua responsabilidade as áreas de higiene ocupacional, saúde do trabalhador, promoção da saúde, saúde ambiental, gestão de crises e, mais recentemente, a área de segurança. Foi médica voluntária do Centro de Promoção da Saúde da FMUSP por cinco anos.

Atualmente, atua como consultora sênior e docente da Área de Saúde do Trabalhador no Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp.